Dor orofacial é o termo usado para se referir às condições dolorosas que afetam estruturas da cavidade oral, face, cabeça e pescoço. Esse grupo inclui desde as dores de origem dentária, como a popular “dor de dente”, até às dores de cabeça, dores musculares, sinusites e também algumas dores de origem nos nervos, como a neuralgia do trigêmeo.
A disfunção da ATM, também mais conhecido como disfunção temporomandibular (DTM), é o nome utilizado para descrever os problemas que acometem tanto a articulação temporomandibular (ATM) quanto os músculos e ligamentos associados. É um tipo de dor orofacial mais específica e que pode ter as mais diversas causas, como origem traumática, infecciosa, autoimune e até emocional. Seus sintomas podem incluir dores de cabeça, tontura, dores de ouvido, problemas de audição, zumbido nos ouvidos, limitação da abertura de boca ou boca travada ao abrir, estalos na ATM, sensação de cansaço no rosto, dificuldade para mastigar, dor nos ombros e dor no pescoço.
O tratamento para a DTM e outras dores orofaciais depende do diagnóstico e da causa específica da condição que está afetando o paciente. Geralmente tem caráter multiprofissional e envolve medidas conservadoras, incluindo remédios, fisioterapia e psicologia. Em alguns poucos casos, a cirurgia pode ser indicada.