Cirurgia do Ronco/Apnéia

O que
é?

O ronco é um sério problema social que chega a afetar cerca de 30% das pessoas, alterando a convivência familiar (é causa de muitas separações) e com os amigos, além de tornar a pessoa que ronca alvo de bullying. É causado pela vibração dos tecidos da garganta (parede posterior da faringe, dorso da língua, palato mole e úvula) em função da passagem do ar à medida que as vias aéreas se estreitam. A obesidade, a respiração bucal e o uso de cigarro e álcool agravam de modo significativo o ronco.

Em muitos casos, o ronco pode ser sinal de outros problemas mais graves, como a Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), uma doença que, quando apresenta níveis elevados de apneia/hipopneia durante o sono, pode interferir de modo importante no agravamento de doenças que podem levar o paciente a óbito, como a hipertensão arterial, infarto do miocárdio e AVC (derrame).

A apneia do sono é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, pela aproximação dos tecidos da garganta, fechando a passagem do ar e impedindo a respiração por alguns segundos, ocorrendo várias vezes por noite; e o ronco é a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa em direção aos pulmões.

Os principais sintomas da SAHOS são o ronco e a sonolência diurna excessiva. Sabe-se, também, que pacientes com perfil facial convexo (classe II) são mais susceptíveis a apneia noturna.

Para que seja possível determinar a presença e severidade da SAHOS, o paciente deve ser submetido a uma avaliação polissonográfica, a qual indicará o índice de apneias/hipopneias presentes durante o sono, o que nos possibilita classificar a doença como leve, modera ou severa.

Os casos leves da SAHOS podem ser bem tratados com aparelhos intra-orais específicos. Já os casos moderados e graves são indicativos de cirurgia, a qual é tecnicamente uma cirurgia ortognática, onde é feito um avanço bimaxilar (maxila e mandíbula são levadas para frente), o que possibilita um grande ganho de via aérea e, como consequência, melhora respiratória e maior previsibilidade no tratamento.