O cirurgião bucomaxilofacial é o profissional que mais ocupa-se com a face como um todo em sua rotina cirúrgica, tratando de seus vários problemas estéticos e funcionais. As cirurgias cosméticas (ou estéticas) orofaciais são realizadas com frequência e expertise por esse especialista. Abaixo, listamos alguns destes procedimentos realizados no Inface.
A bichectomia é um procedimento estético que consiste na remoção parcial do corpo adiposo bucal (ou “bolas de Bichat”), que está presente na parte interna das bochechas, entre a mandíbula e o maxilar, logo abaixo do osso zigomático (“maçã do rosto”). O objetivo é reduzir o volume das bochechas, sendo uma cirurgia indicada, principalmente, para quem tem o rosto com formato muito arredondado ou que deseja ter uma aparência de rosto mais afinado.
Além do seu apelo estético, a bichectomia também pode trazer melhoras funcionais. É indicada, por exemplo, para aqueles que costumam morder a bochecha durante a mastigação.
O procedimento é simples: um pequeno corte é feito no interior da boca para identificar e manipular a gordura presente na região das bochechas. O volume a ser removido depende de cada paciente.
É utilizado anestesia local, com ou sem sedação, e o procedimento dura em média de 30 a 50 minutos. Além disso, a sutura é feita com pontos absorvíveis e que não precisam ser removidos.
O pós-operatório é bem confortável, sendo prescrito remédios para controle da dor e compressa fria na região operada.
Apesar de ser uma cirurgia simples, é importante que seja realizada com um cirurgião experiente, uma vez que há estruturas importantes na região e que correm risco de lesão, como a artéria bucal, nervo facial e ducto salivar.
A mentoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como finalidade reduzir ou aumentar o tamanho do queixo (mento), de forma que o rosto fique mais harmônico. O tamanho do queixo pode estar relacionado ao tamanho da mandíbula como um todo ou apenas à saliência do próprio mento. O primeiro caso requer um tratamento específico (cirurgia ortognática), pois há a necessidade de corrigir também problemas funcionais, como os de mastigação e de oclusão dentária. Já o segundo caso pode ser tratado com técnicas mais simples, unicamente estéticas e focadas na harmonia do queixo.
O principal objetivo dessa cirurgia é estabelecer a harmonia da face por meio do reposicionamento do mento conforme o padrão facial. É um procedimento indicado para quem não está satisfeito com os contornos faciais ou do próprio queixo, afinal, essa é uma área determinante de simetria e altos padrões de beleza facial.
É um procedimento cirúrgico rápido, com cerca de uma hora de duração, e com boa recuperação pós-operatória.
A gengivoplastia é uma cirurgia plástica periodontal que tem como objetivo corrigir a gengiva e o sorriso do paciente. É feita a partir da retirada do excesso de tecido gengival e da reconstrução do contorno desse tecido em volta dos dentes. Essa cirurgia é recomendada para quem mostra mais a gengiva do que os dentes ao sorrir, ou então que tenha excesso de gengiva (sorriso gengival).
É uma cirurgia muito rápida e simples, portanto, tem um pós-operatório confortável, sendo suficiente repouso por 2 a 3 dias, compressa fria na região e medicação analgésica.
O lip lift é um procedimento cirúrgico que modifica a aparência estética do lábio superior, remodelando-o de forma a dar mais proeminência e visibilidade ao vermelhão do lábio, melhorando o contorno labial e proporcionando exposição adequada dos dentes, tornando o sorriso mais harmônico.
Com o passar da idade, há uma tendência natural de caimento do lábio superior, causando seu alongamento e consequentes efeitos antiestéticos no sorriso. É, portanto, uma cirurgia indicada para pessoas de mais idade ou até mesmo pessoas jovens que não mostram os dentes ao sorrir (ou mostram muito pouco). Vale lembrar que, nessas situações, nem mesmo o preenchimento labial é capaz de corrigir o problema.
Na cirurgia de lip lift, é feito o levantamento (lift) do lábio (lip) superior, deixando-o mais harmônico, expondo mais os dentes superiores e o vermelhão do lábio. É um procedimento relativamente simples e realizado no consultório com anestesia local, onde é retirado o excesso de pele do lábio por meio de um corte feito embaixo do nariz, o que propicia uma cicatriz estética e imperceptível.
Os pontos são retirados entre 7 e 10 dias, e o período de recuperação varia entre 2 a 4 dias, sendo o pós-operatório extremamente tranquilo e confortável com o uso de medicamentos.
Alectomia é o nome do procedimento cirúrgico feito para remover um pedaço da asa do nariz, de forma a reduzir seu tamanho e, assim, diminuir a largura da base do nariz.
De forma geral, a largura da base do nariz deve aproximar-se da distância entre os cantos internos dos olhos. Dessa forma, uma base nasal mais larga do que isso já pode ser uma indicação para alectomia, com vistas a melhorar o equilíbrio e a harmonia da face, preservando uma aparência natural. Outra indicação, também, seria para aquelas pessoas que apresentam a base do nariz muito larga quando dão um sorriso.
Contudo, é necessário uma avaliação criteriosa do profissional para indicar a técnica da alectomia, já que ela tem indicações bastante restritas, uma vez que corrige apenas defeitos de tamanho das asas do nariz.
A cirurgia é simples, sendo realizada em consultório e com anestesia local, podendo ou não haver sedação. A cicatriz da cirurgia fica praticamente imperceptível, na curvatura do nariz, numa região em que permanece camuflada pela própria anatomia. Os pontos são retirados entre 7 e 10 dias, e o período de recuperação varia entre 2 a 4 dias, sendo o pós-operatório extremamente tranquilo e confortável com o uso de medicamentos.
A harmonização facial definitiva compreende procedimentos cirúrgicos estéticos que visam melhorar, de forma permanente, o formato e contorno da face. Nessas cirurgias, são utilizados implantes permanentes de alguns tipos de materiais (PMMA, polietileno poroso ou titânio) para dar o contorno desejado ao rosto do paciente. São materiais seguros, inertes e biocompatíveis, sem risco de sofrerem rejeição pelo organismo.
As áreas que podem ser beneficiadas pela harmonização facial definitiva incluem as regiões de ângulo e corpo de mandíbula, mento (queixo), zigomática (“maçã” do rosto) e região paranasal.
A cirurgia é tecnicamente simples, onde os implantes faciais são colocados nos lugares programados e fixados com parafusos de titânio. Todos os cortes são feitos por dentro da boca, não ficando nenhuma cicatriz visível. A recuperação pós-operatória é cômoda e bem tolerada com medicações analgésicas, e geralmente entre 3 a 5 dias o paciente já pode retomar suas atividades habituais.